Estoque é Dinheiro! - Explorer Informática
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEGUNDA A SEXTA 08:00 ÀS 18:00H e SÁBADO 08:00 ÀS 12:00H.
Estoque é Dinheiro!
13 de Fevereiro de 2019, 08:46
  -  Automação Comercial

Como fazer um bom inventário de estoque?
Fazer um inventário não é uma tarefa fácil, principalmente se a empresa tem muitos bens.
Preparamos alguns passos para tornar esse processo mais simples.

 

Escolha o dia certo
O primeiro passo é definir uma data para começar a listagem. Opte por finais de semana ou feriados, quando a sua empresa estará fechada e não haverá movimentação no estoque. Com o estoque estagnado, sem entradas ou saídas, ficará mais fácil fazer a relação de bens.

 

Separe e organize os itens
Organizar seus produtos em categorias diferentes é indispensável para aumentar a eficiência de seu trabalho. Esse processo poupará muito tempo na contagem dos itens.
Aproveite para criar prateleiras, caixas e armários para cada tipo de produto. Isso não só facilitará o inventário como otimizará as tarefas do dia a dia, como a separação, a embalagem e despacho das mercadorias.
Aponte os itens definidos como obsoletos e com isso saberá o que não precisa comprar.

Lembre-se: Estoque é Dinheiro!

 

Especifique cada produto em detalhes
Atribua uma categoria para cada tipo de produto, como, por exemplo, alimentos, material de papelaria, informática, limpeza, se é material para venda ou uso e consumo da empresa.

 

Conte item por item
Essa é uma das etapas mais trabalhosas do inventário, mas é extremamente importante. A contagem correta evitará erros futuros e fará com que seu inventário realmente corresponda ao seu estoque físico de mercadorias.
Para que o inventário seja mais preciso, recomendamos que se façam duas contagens: a primeira feita normalmente, e a segunda para fins de conferência. Caso as informações entre a primeira e a segunda divergirem, o ideal é que se realize uma terceira contagem.

 

Atualize seu inventário periodicamente
De nada adianta criar um controle de estoque impecável se as entradas e saídas não forem quase que em tempo real.
O ideal é que os inventários sejam realizados em curtos períodos de tempo. Quando esses intervalos são menores, a identificação das causas e suas resoluções passam a ser mais eficazes.
Atualize as informações dos controles de acordo com os levantamentos que foram realizados no inventário. Isso fará com que as informações disponíveis para o setor de vendas e para a equipe de separação e expedição sejam as mais exatas possíveis.

 

Como podemos ver, a relevância do inventário na gestão de estoques vai além da conferência de quantidades disponíveis. Ele se faz necessário para melhorar a gestão, reduzindo índices de não conformidades e conseguindo aprimorar o planejamento de compras, que, por consequência, passa a ter melhores informações a respeito da aquisição de novos itens.